Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


sexta-feira, 1 de julho de 2016

World Coast Journey

Jornada pela costa do mundo pela preservação dos oceanos


O projeto começou em julho de 2014. Enquanto Guilherme trabalhava como Engenheiro de Software na IBM, ele fez uma viagem de bicicleta no Nordeste do Brasil, onde ele testemunhou os problemas relacionados com o lixo e plástico nas costas e a falta de conscientização das pessoas a respeito. Durante a viagem Guilherme fez uma visita ao projeto TAMAR, e um dado que o chocou muito foi saber que em um estudo feito em 2008, 80% das tartarugas encontradas mortas na costa do Brasil tinham algum material plástico no estômago. Também visitou a ilha Morro de São Paulo, onde começou a trabalhar como voluntário em um projeto social e ecológico que trabalha com crianças ensinando-lhes sobre a reciclagem, a reutilização do lixo, desenvolvendo brinquedos com material reciclado e apresentando os problemas que o lixo e o plástico trazem para nós e principalmente para a natureza. Foi durante este período que Guilherme decidiu iniciar o projeto Jornada pela Costa do Mundo pela Preservação dos Oceanos. Percorrer toda a costa do mundo utilizando meios de transporte que não poluem para falar e conscientizar o maior número de pessoas sobre os problemas do lixo e principalmente do plástico nas praias e nos Oceanos fazendo apresentações em escolas para as crianças que são o futuro do nosso planeta. Este é o principal objetivo do projeto, que é dividido em 8 partes ao redor do mundo:

• Mediterrâneo (completado em 2015)
• América do Sul
• América Central
• América do Norte
• Europa
• África
• Ásia
• Oceania


1ª Etapa - Costa do Mar Mediterrâneo (bicicleta)

A primeira etapa foi em 2015 na Costa do Mar
Mediterrâneo onde fiz de bicicleta quase
16.000 km, passando por 13 países e falando com mais de 2.400
pessoas sobre os
problemas do lixo e
principalmente do
plástico nas Praias e
nos Oceanos.

2ª Etapa – Brasil até o Caribe (barco a pedal)

A 2ª etapa do projeto será a Costa da
América do Sul e Central no Oceano Atlântico. Partindo da cidade de Chui, no extremo Sul do Brasil até o
Caribe. Percorrendo mais de 25.000
Km, passando por mais de 25 países e mais de 25 ilhas. O barco será construído com compensado naval e o “motor” será
a base de pedaladas. Adaptando o pedal de uma bicicleta ligado a uma hélice que dará a propulsão ao barco que será chamado de “Praia Limpa”. Somente na costa do Brasil serão
mais de 100 cidades visitadas onde irei fazer apresentações sobre o projeto visando principalmente as escolas.




4. 8 Milhões de toneladas de plástico vão para os Oceanos todo ano. [CSIR - Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation – Australia >> 

5. Um estudo feito em 2014 estima-se que mais de 5 trilhões de pedaços de plásticos estão nos nossos mares, com peso superior a 250.000 toneladas.



9. Hoje temos 1 quilo de plastico para cada 5 quilos de peixe. Se nada for feito em 2025 teremos 1 quilo de plástico para 3 quilos de peixe.

E em 2050 teremos mais plastico que peixes nos nossos oceanos.

[ http://ciclovivo.com.br/noticia/35-do-plastico-descartado-foram-usados-por-apenas-20-
minutos/ ]

Fonte: World Coast Journey

0 comentários:

Postar um comentário