Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


sábado, 30 de julho de 2016

GloboNews exibe hoje o documentário ‘A Corrida do Doping’, de Paulo Markun

Às 20h, filme traz entrevistas com esportistas Yulyia Stepanova (que denunciou uso de substâncias na Rússia) e Lance Armstrong, além de especialistas brasileiros e internacionais


A poucos dias dos Jogos Olímpicos do Rio, o tema doping continua em alta na pauta dos noticiários nacionais e internacionais. É nesse momento que o jornalista, escritor e cineasta Paulo Markun lança o documentário “A Corrida do Doping”, que a GloboNews exibirá no dia 30 de julho, às 20h.

Com 72 minutos de duração, o filme da Arapy Produções/Globo Filmes traz mais de uma dezena de nomes de peso que comentam, opinam e dão suas posições a respeito do doping e do mercado de substâncias que abastece atletas e jogadores no Brasil e em outros países. Afinal, o uso de drogas proibidas para turbinar o corpo e a performance de esportistas e atletas de ponta (e, em tese, garantir o pódio) não é prática nova. Mas a expansão do uso e o fácil acesso às novas e modernas substâncias aparecem hoje no mesmo momento de um maior controle exercido pelos organismos internacionais.

Como resultado do trabalho atualmente desenvolvido para detectar o uso do doping no mundo esportivo, a Rússia -- já com seu atletismo fora da Olimpíada devido ao uso de substâncias proibidas --, poderá ser banida dos jogos do Rio. Neste domingo, dia 31, o Comitê Olímpico Internacional (COI) divulga a decisão final referente ao país motivada pela acusação de doping extensivo entre a grande maioria de seus atletas, em esquema patrocinado pelo Estado russo.

  O projeto

         “A Corrida do Doping” nasceu do encontro entre o jornalista Paulo Markun e o documentarista francês Xavier Deleu, que já trabalhava com o tema. A parceria, que não se transformou em coprodução porque os dois países ainda não têm acordo que facilite esse tipo de projeto, permitiu a Xavier registrar depoimentos e histórias sobre o tema no Brasil e a Markun ter acesso ao material filmado pelo francês. O documentário brasileiro é resultado de uma parceria entre a Arapy Produções com a Globonews e a Globo Filmes. Com foco nos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. “A Corrida do Doping” procura responder a uma pergunta-chave: serão estas as competições mais limpas ou mais sujas dos últimos tempos?

Os personagens de “A Corrida do Doping” são muitos. Do lado nacional estão, por exemplo, Eduardo de Rose, médico especialista em medicina esportiva e integrante do comitê da Wada (Agência Mundial Antidoping); Flávio Gikovate, psiquiatra, psicanalista e escritor; Francisco Radler, diretor do LBCD (Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem); e Marco Aurélio Klein, secretário-executivo da ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem).

Entre os estrangeiros, dão seus depoimentos e explicações Dick Pound, presidente da Comissão Independente da Wada; Olivier Niggli, diretor da Wada; Christophe Bassons, ciclista francês que se negou a utilizar substâncias ilegais e acabou excluído dos circuitos oficiais do esporte (hoje ele é atleta amador); e Lance Armstrong, ciclista americano vencedor de 7 Tours de France (entre 1999 e 2005), que perdeu todas as medalhas após a descoberta do uso de doping.

Finalmente Yulyia Stepanova, russa, campeã dos 800m (2011). Ela e o marido, Vitaly Stepanova, ex-funcionário da Agência Russa Antidoping, denunciaram o uso sistemático de produtos proibidos entre os atletas do país. Na sequência, investigações da Agência Mundial Antidopagem chegaram a provas de doping generalizado no atletismo russo, com apoio do estado; e muita corrupção. Excluída do esporte, Yiulia, que hoje vive nos EUA, finalmente recebeu autorização da Associação Internacional das Federações de Atletismo para participar de competições internacionais sob bandeira neutra.

Na corda bamba

Criado em 1989 como Ladetec, o LBCD (Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem) teve a licença cancelada em 2013 em decorrência de divergências em análises enviadas à Wada. Em maio de 2015 foi recredenciado para atuar no controle de dopagem de eventos-teste e nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016. Um novo episódio teve início a 26 de junho, quando o Laboratório Brasileiro foi descredenciado de novo, preventivamente, pela Agência Mundial Antidoping, que alegou “erros procedimentais” no trabalho. O LBCD teve 21 dias para recorrer. Na quarta-feira, dia 20 de julho, a Wada anunciou o fim da suspensão, o que significa a liberação do laboratório para a realização dos exames de doping nos Jogos Olímpicos.

Documentário “A Corrida do Doping”
Direção: Paulo Markun
Produção: Arapy Produções/Globo Filmes
Duração: 72 minutos
Exibição: dia 30 de julho
Horário: 20hs
Canal: Globonews
Informações: Atelier de Imagem e Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário